quarta-feira, 18 de abril de 2012

canis et circenses

Basta um só dia para babarem o chão. Basta um só dia para soltarem centenas de pêlos. Basta um só dia para encadirem os tapetes. Basta um só dia para espalhem ração, cobertas e bolas. Basta um só dia para apagarem a faxina. 

O espaço alvo e terso vira um campo de batalha perdida - torpe, sórdido e abjeto como todo cenário de guerra.

O meu nome é Carla e o meu amor nem sempre é maior que o meu desejo de asseio. Estou fula e farta - e o meu humor é o que não me mata. Vou me mudar para um picadeiro.

cérebro eletrônico

Cada computador guarda uma memória. O que foi salvo fica lá. As páginas da internet por onde um dia navegou ficam lá. As palavras conversadas em chats ficam lá. 

Imagine que isso confere uma pesonalidade à máquina. Imagine que, se esta máquina virar coisa andante, ela será alguém. E que quem ela será só dependerá do usuário que formou seu cérebro eletrônico. O mundo é dos homens. 

Ainda. Bem, ...

travessia

Chega uma hora em que o pardo colore. O que era bege fica amarelo. O que era ocre fica verde. O que era branco fica azul. E depois disso vêm os vermelhos.

Tu consegues atravessar as ruas, porque distingues bem as cores do semáforo. Tu consegues atravessar os mares, porque enxergas bem onde ficam os bancos de areia. Tu consegues desviar dos postes. Tu consegues ver o horizonte. 

Podes andar e nadar, que chegarás inteiro. 

quinta-feira, 12 de abril de 2012

pontos e cores

os pontos finais são sempre inícios. marcos de missão cumprida, eles vêm para impulsionar o novo. são como reticências, num sentido macro. nada estanca. o que fica é só um pedaço.

minha cor preferida é a branca. mas gosto muito do amarelo.

acabou o outono. agora vem o inverno.

terça-feira, 10 de abril de 2012

está I

feliz feito um chafariz



 [foto: autor desconhecido]

lição II

Não adianta sacudir a poeira se estiver chovendo. Poeira gruda.

lição I

Seja o teu desejo, não o do outro. 

Nenhuma pessoa é melhor do que ela mesma.

Ninguém é feliz não sendo.

de longe

acho que era um sabiá. tinha o peito amarelo. era um tanto gordo. mas talvez fosse outro. uma pomba rola grávida, quem sabe. ciscava feito galinha e quase não voava. até que vôou.

de longe eu vi.


acho que era um sapo. tinha o lombo brilhoso. era esverdeado. mas talvez fosse outro. um rato, quem sabe. rastejava feito lagarto. quase não pulava. até que pulou.

eu vi de longe.

686

um número e tanto... um bom começo, um bom meio - para qualquer coisa que se possa contar. 

conte-me alguma coisa. sou toda ouvidos. cansei de ouvir minha própria voz. ela já nem ecoa mais. esta sala está lotada de palavras minhas. não há mais espaço para refletir. conte-me qualquer coisa daí, algo teu.

escrever II

Para escrever melhor sê todos os tu que tu já conheceste. Sê todos os tus que tu não conheceste. Tu és enorme enquanto outros.

escrever I

Você pode escrever o que quiser. Você pode passar a tarde e a vida escrevendo o que lhe dá na veneta. Qualquer coisa. Tipo assim e tipo assado. Você é livre para inventar um passado. Você é capaz de prever o futuro. Você está apto a viver este presente.  

a mosca

A mosca pousou na minha sopa, abriu as asas, lançou vôo, bateu no vidro da janela, caiu no chão, reergueu-se, andou até o lixo, desistiu, checou a comida dos cachorros, não gostou, abriu as asas, lançou vôo e pousou na minha sopa de novo. Bem assim.

Observei a performance e percebi o quão extraordinário é ser mosca. 





Depois, comi. 

ponto, nova linha, travessão

Eu não sou daqui nem sou de Marte. 

Eu sou como a partícula de poeira, o pó de estrela, a idéia que voa. 

- Para existir, eu despertenço.

little help

"Ninguém melhor que tu para saber o que é melhor para ti", já dizia minha avó, minha mãe e minha vizinha. Então, não há o que não haja de verdadeiro naquilo tudo que tu pensas. 

Presta atenção no que tu sentes e entenderás o que tu pensas. 

Eis a decisão correta. 

sábado, 7 de abril de 2012

Forrest

Não adianta correr, Forrest. Assim tu vais te atrapalhar. Tu vais te atrasar. Vais te perder e ter que te achar. Lembra que tu estás acordado. Deixa a respiração mover teus pensamentos. Deixa teu coração mover teus atos. A razão é um troço inventando pelo homem, com toda a sua imperfeição e ignorância. Tranque-a naquele gavetão que os iluminados reservaram para a razão. Verás que essa providência aliviará o peso dos teus ombros e que a tua coluna voltará a ser como era antes - quando nasceste, quando eras receptivo a tudo, quando sentias antes de pensar. É provável que nessas condições as coisas apareçam para ti. Tu estarás andando mais devagar, e quando olhares para os lados tu as encontrará - ou elas te encontrarão. Depende. O sujeito dessa frase é mais relativo que o tempo. Nem um pronome esclarece. Porque não precisa. Ser ovo ou galinha tanto faz nessa hora.             







"O correr da vida embrulha tudo". [Guimarães Rosa].

quinta-feira, 5 de abril de 2012

when I'm not around you're so fucking special

lembro da tua voz e penso que é voz mais doce que existe. lembro do teu cheiro e penso que é cheiro mais gostoso que existe. lembro da tua imagem e penso que é a imagem mais bela que existe. lembro das tuas palavras e penso que são as palavras mais sábias que existem. lembro dos teus atos e penso que são os atos mais necessários que existem.


te encontro. perco a linha. 

decido não mais te ver.


e lembro.

terça-feira, 3 de abril de 2012

medo

Não tenho medo de panela de pressão, nem de cortador de grama. Tenho medo é da noite, quando se instala na minha cozinha. Tenho medo é da chuva, quando alaga a casa da vizinha.

esquina

Perdeu a inspiração na esquina. 

Lá onde dançam os números. Lá onde pululam as contas. Lá onde dorme a criança. Lá onde anoitece mais cedo. Lá onde o coração não alcança. Lá longe. 

Depois do horizonte.

vibe

Seus pensamentos voaram até a pedra que assenta o cume do morro. E ficaram lá a tarde inteira. Já era noite quando voltaram pro asfalto. Estavam mais leves. E altos.

assim

Ontem ela vestiu um tailleur bege, calçou um scarpin bege e fez um coque bege. Foi trabalhar assim. Os colegas estranharam a formalidade do figurino, mas ninguém comentou. Hoje ela vestiu um jeans desbotado, calçou um all star encardido e deixou as melenas soltas ao vento. Foi trabalhar assim. Os colegas estranharam o despojamento do figurino, e comentaram: "vieste pronta para o feriado".

É assim. É bem assim.

As pessoas criticam o look casual. Como se ser rígido fosse natural.