quinta-feira, 18 de agosto de 2011

palavras feias

Algumas palavras são realmente feias. A feiúra da forma muitas vezes se confunde com a feiúra do significado, por exemplo: escanifrado, asco, nojo, decrépito, porcaria, lúgubre, repressão, moléstia, diarréia, doença, carcaça, podridão, agrura, remela, escabroso, guerra, catarro. Mas também acontece de a feiúra ser tão-somente da forma, por exemplo: computador, espermatozóide, barriga, tornozelo, tapete, paquiderme, cunhado, termômetro, hálito, vassoura, corrida, porta, trapiche, patrimônio, estirpe, cônjuge, escova, degrau, nuca, rabicho. 

E tem muito mais. E depende. E enfim.  



Essa investigação já me tirou o sono diversas vezes. Fico deitada no escuro, ouvindo a conversa dos passarinhos boêmios e pensando quais seriam as palavras feias pela sua forma e significado e quais seriam as feias apenas pela sua forma. Vez ou outra eu fico em dúvida, levo minutos preciosos decidindo quais palavras  entram numa ou noutra categoria. E às vezes, mesmo depois de decidir, mudo de idéia. Como senti que hoje essa nevrótica investigação me  acometeria, resolvi me adiantar: depositei aqui toda a feiúra que pude, bem longe da minha cama. Azar de quem perder tempo lendo esse texto cheio de palavras feias. Boa noite!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário