sábado, 19 de março de 2011

dicionários

Adoro dicionários, mas às vezes discordo deles. 

Vou contar um "causo" real:  

Era 2010 e eu participaria de uma mostra de arte no espaço da Livraria Cultura. Fiz um trabalho especialmente para isso. As "regras" da exposição eram: temática: dia dos namorados; formato: A2, para pendurar na parede. Meu trabalho consisitiu em dois sanduiches de vidro, cada um trazendo uma definição de dicionário. O primeiro da palavra amor, ano de 1974. O segundo da palavra paixão, ano 2010. Em molduras prateada e dourada, respectivamente. Mas enfim, o ponto é:

Fiquei muito surpresa ao descobrir que, no ano de 1974, amor era definido como "Inclinação sexual forte por pessoa doutro sexo". Doutro sexo? Fiquei ainda mais surpresa quando descobri que em 2010 essa definição continuava a mesma, e certamente agora em 2011, idem. No mínimo curioso.

Partindo daí, passei a "corrigir" os verbetes de dicionário.

Comecei o tal projétil-exercício, o "dicionário project", que está em lento e contínuo andamento.  Enfim. Outra hora escrevo sobre. Por ora fica  a ilustração do trabalho.




paixão s.f., amor s.m.
2010



"Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem" - a meu ver só isso bastaria para definir amor (no "quesito substantivo", é claro). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário